Inmetrics: 5 ações em TI para que a Black Friday seja um sucesso
Crescimento
esperado este ano é de 15% em relação ao faturamento de R$
2,1 bilhões gerado nas lojas virtuais de todo o país em 2017
Segundo dados do E-bit, a Black Friday, que este ano acontecerá no dia 23 de novembro, promete crescer 15% em cima do faturamento de R$ 2,1 bilhões gerado nas lojas virtuais do todo o país.
Esse número foi o resultado de uma movimentação 15 vezes
maior nas lojas virtuais do que em um dia comum. E nesse cenário, cada segundo
conta, contra ou a favor.Um estudo do Google apontaque sites que ficam fora do
ar na Black Friday causam prejuízo de R$ 1,5 milhão por hora. No ano passado,cerca
de 370 mil pessoas compraram on-line neste dia.
“Não são só os e-commerces que devem se preparar para a
Black Friday, mas também os meios de pagamento, bancos, bandeiras e benefícios
devem estar com seus ambientes prontos para o grande dia”, afirma Oscar
Nogueira Neto, CTO (Chief Technology Officer) da Inmetrics – empresa de
otimização de plataformas digitais e também especialista no ecossistema de
negócio da Black Friday.
Segundo o executivo, é necessário ser feito um trabalho
de planejamento de capacidade prévia para garantir que a plataforma atual
suporte, no mínimo, a quantidade de visitantes do ano passado mais o crescimento
esperado pelo time de marketing.
“Oferecer aos clientes dos nossos clientes a melhor
experiência de compra para obter resultados incríveis. Esse é o objetivo da
Inmetrics, que deixa as aplicações prontas para o grande dia, utilizando
serviços de teste de estresse, gerenciamento de serviços na nuvem, avaliação de
desempenho com visualização dos indicadores de negócio, tudo em tempo real”,
ressalta o CTO.
A Inmetrics indica cinco ações de TI fundamentais para que
todo o ecossistema que envolve a Black Friday tenha sucesso:
Realize
testes de estresse e avaliações de desempenho constantemente:
Faça teste de estresse nas aplicações e realize
avaliações periodicamente, afinal, mudanças nas aplicações podem ser feitas, seja
na implementação de novos recursos ou na alteração de funcionalidades, explica
Luciano Neucamp, Tech Lead na Inmetrics.
Tenha
uma infraestrutura escalável:
É preciso ter uma infraestrutura que seja escalável automaticamente,
sob demanda ou dimensionada previamente para atender o volume de transações,
explica o CTO da Inmetrics. “Esse autoscale
pode ser conseguido tanto em arquiteturas on
cloud quanto onpremises.”
Garanta
a distribuição do tráfego e evite sobrecarga nos servidores com o balanceamento
de carga:
Isso é possível com o uso de CDN (Content Delivery
Network) para conteúdos estáticos. Criar uma aplicação leve com baixo footprint. Além de trabalhar com uma
arquitetura de serviços, onde o payload
é menor (mobile apps e PWA).
Tenha
uma equipe de suporte em tempo integral no dia 23 de novembro:
“Acompanhamento 24x7 é sempre recomendado”, afirma Nogueira,
especialmente para lidar com problemas de infraestrutura física, como links de
telecom que podem ficar sobrecarregados; desabilitar rotinas que possam estar
concorrendo com o acesso dos usuários e forçar o roteamento de transações entre
os diferentes datacenters.
Adote
o “freezing” em sua plataforma na semana que antecede a Black Friday:
Congelar (freeze) todas as mudanças é essencial, uma vez
que cada nova adaptação requer uma nova bateria de testes e correções. Isso
pode colocar em risco a disponibilidade da aplicação.
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