Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de maio de 2015

FoRC assina convênio com o CFS3, 
da Universidade de Maryland, Estados Unidos

Parceria inclui estudos em tecnologia de alimentos, análise de riscos de segurança de alimentos e microbiologia preditiva de alimentos.


Para ajudar a aprimorar a segurança do fornecimento global de alimentos, o Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC - Food Research Center) estabeleceu um convênio com o Center for Food Safety and Security Systems (CFS3), da Universidade de Maryland, dos Estados Unidos. Os diretores, Robert Buchanan, do CFS3, e Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco, do FoRC, assinaram um convenio de cooperação que abre caminho para projetos conjuntos em pesquisa e educação.

O FoRC é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Coordenado por lideranças da comunidade científica, o FoRC integra equipes multidisciplinares e laboratórios de diferentes instituições paulistas.

A proposta do convênio é desenvolver projetos de pesquisa em áreas de interesse mútuo tais como tecnologia de alimentos, análise de riscos de segurança de alimentos e microbiologia preditiva de alimentos - um campo emergente que estuda as respostas dos microrganismos dos alimentos a fatores ambientais, como temperatura e pH, por exemplo.

"Assim como os Estados Unidos, o Brasil produz alimentos para uma grande parte da população mundial e, portanto, tem um papel importante na garantia da segurança do fornecimento global de alimentos", disse Buchanan. "Combinar os esforços faz todo o sentido e esperemos que este convênio facilite o acesso a fontes de financiamento internacionais para pesquisa e crie novas oportunidades educacionais para os estudantes de ambas universidades."

Para a professora Bernadette Franco, o fato do CFS3 ser um centro de pesquisas com os mesmos objetivos do FoRC - ou seja, realizar pesquisa científica de alto nível e compartilhar o conhecimento gerado com a sociedade - facilitou a parceria. "Para nós, é muito importante termos o CFS3 como parceiro, pois é um centro de excelência na área, reconhecido e respeitado no setor alimentício e nas instâncias governamentais, não apenas nos Estados Unidos, mas no mundo inteiro. O CFS3, por sua vez, tem grande interesse em atuar conosco; afinal o Brasil é um importante produtor e exportador de alimentos, e conta com os recursos humanos qualificados necessários para realizar qualquer tipo de atividade em conjunto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário