Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Uhelp.com e Fundação Dorina Nowill explicam a importância da audiodescrição de vídeos

As duas entidades se unem para ampliar ainda mais o entendimento da tecnologia assistiva, como é chamada a audiodescrição para os meios eletrônicos, e promover maior compreensão sobre a necessidade de inclusão digital e cultural para a pessoa com deficiência.
A maioria das pessoas talvez não saiba o que é a audiodescrição, uma ferramenta de inclusão importante e que se faz cada vez mais necessária em nosso mundo digital. Por isso mesmo, a Uhelp.com e a Fundação Dorina, que há mais de 6 décadas trabalha pela inclusão social da pessoa com deficiência visual, se unem, para mostrar o quanto a ferramenta precisa ser ampliada na comunicação efetiva de televisão, cinema, internet, entre outros.
Você sabe o que é audiodescrição? Nela, um narrador descreve o que acontece durante as pausas naturais do áudio e por vezes durante diálogos, quando considerado necessário. Desde 10 de julho de 2011, as emissoras com sinal aberto e transmissão digital são obrigadas a oferecer pelo menos duas horas semanais de conteúdo com audiodescrição, na condição de faixa de áudio adicional. Para Livia Clozel, Comunicação e Estratégia da Uhelp.com, a obrigatoriedade ainda é um universo mínimo diante da realidade do país, especialmente se pensarmos em mídia e consumo: “temos hoje, uma comunidade de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, muitos deles instruídos, autosuficientes e com poder de compra, mas que não têm à disposição uma ferramenta básica de comunicação, como a audiodescrição”.
Segundo Livia, a união da Uhelp.com com a Fundação Dorina Nowill foi um movimento natural, na busca de ampliar a inclusão social e profissional da pessoa com deficiência, e divulgar as ferramentas existentes para isso. A audiodescrição realizada pela Fundação Dorina Nowill pode ser conferida no site www.uhelp.com, onde as histórias são apresentadas: são 5 cases a cada ciclo, com vídeo, histórico e documentação, que ficam no site por cerca de 6 meses para receber doações por meio do site e votos dos internautas - no site também são disponibilizados R$ 21.000,00, divididos igualmente em 700 votos. Quando um internauta vota em uma história, automaticamente ela recebe R$30,00 dos fundos da própria Uhelp.com, para complementar o valor necessário para seu atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário