Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de junho de 2015

Universitários desenvolvem sistema automático de umidificação de parques e ganham competição de Internet das Coisas

 Alunos de diversas universidades e cursos técnicos do Brasil apresentaram na última sexta-feira (15/05) soluções e produtos criados por eles utilizando a tecnologia M2M e o conceito de Internet das Coisas para melhorar a vida urbana. O evento marcou a final da Telit Cup Brasil, competição criada pela multinacional Telit Wireless Solutions para fomentar e premiar o desenvolvimento de alta tecnologia dentro de universidades brasileiras. Durante o dia, oito grupos pré-classificados, formados por até três alunos e um professor orientador, apresentaram um protótipo em funcionamento.
O projeto vencedor foi o SAUPA (Sistema Automático de Umidificação de Parques), desenvolvido pelos alunos da USP São Carlos Renata Camillo e Renato Nunes Moraes. A  solução que busca estabelecer - de maneira inteligente um nível de umidade relativa do ar confortável no ambiente em que estiver instalado. Através de interfaces de monitoramento e processamento de dados, é capaz de verificar e interpretar o ambiente e, a partir disso, tomar uma decisão. Desta forma,  a SAUPA de controlar a umidade relativa do ar em parques tendo como objetivo final a revitalização destes espaços e criação de um ambiente mais favorável para a prática de esportes e recreação, estimulando interação social, além de proporcionar, no longo prazo, o aumento da longevidade da população frequentadora dos locais.
O segundo colocado foi a AutoNet , dos estudantes da Inatel Marcos Bontempo e Marília Bontempo, uma solução que possibilita uma rede de comunicações em que carros, ruas, rodovias e semáforos possam conversar e permitir um transito mais “inteligente”. E o terceiro lugar ficou para o  ACE (Automatizador de Cobranças de Estacionamento), desenvolvido pelos estudantes do IBTA João Otavio Ribeiro Costa e Daniel Santana Sunami, cujo objetivo principal é facilitar e melhorar os sistemas de arrecadação dos estacionamentos de veículos que se utilizam do formato Valet.
Reconhecimento a iniciativas empreendedoras
Além de premiar os primeiros colocados e garantir ao grande vencedor uma viagem para Las Vegas para apresentar sua solução na CTIA (uma das maiores feiras de tecnologia do mundo), todos os grupos tiveram a oportunidade de apresentar  durante o evento suas propostas de negócios para Bernardo Zamijovsky, diretor executivo da 1188 Investimentos, empresa de private equity, e também Rodrigo Carneiro, sócio fundador da StartMeUp, principal empresa de crowdfunding do Brasil.
“Essa competição foi criada para estimular não somente o desenvolvimento de alta tecnologia que utilize o conceito de Internet das Coisas, mas que também estas soluções sejam inseridas no mercado e melhorarem a qualidade de vida em nossas cidades”, diz Ricardo Buranello, vice-presidente e diretor geral da Telit América Latina, que explica que a propriedade intelectual de todas as soluções desenvolvidas durante a competição pertencerá exclusivamente aos estudantes e professores responsáveis por sua criação. “O interesse de investidores pela Telit Cup Brasil mostra o potencial desse segmento”.
A exemplo disso, o grupo formado pelos alunos da FIAP  Rodrigo Henrique da Silva Rocha, Victor Siqueira Justino e Bruna Mendonça Leite, recebeu menção honrosa pelo apelo social do projeto Smart Eyes, aplicação voltada ao auxilio a deficientes visuais para utilização de transporte público e outros veículos, como carros particulares e táxis. Como reconhecimento à proposta inovadora, eles receberão consultoria gratuita da StartMeUp para obtenção de recursos para viabilizar o modelo de negócios.
Abaixo segue um pequeno resumo sobre as soluções apresentadas pelos grupos participantes da Telit Cup Brasil 2015:
AquaWeb - Medidor de consumo de água on-lineIBTA
Alunos: Alberto Ribeiro, Flavio Artur de Almeida Ribeiro
Orientador: Lucy Mari Tabuti
O AquaWeb é um medidor de consumo de água on-line e possibilita o acesso ao medidor de água pela internet. Com o AquaWeb, não será mais necessária a leitura presencial do medidor de água para a geração da fatura mensal, poupando a empresa de saneamento dos gastos operacionais e permitindo que o usuário tenha um controle maior sobre o seu consumo de água.
Além disso, o AquaWeb possibilita o aumento de novos medidores de água (individualização de contas) sem a necessidade de reformas.
AutoNet – A Internet dos CarrosInatel
Alunos: Marcos Henrique Martins Bontempo e Marília Martins Bontempo
Orientador: Carlos Alberto Ynoguti
AutoNet é uma solução que possibilita uma rede de comunicações em que carros, ruas, rodovias e semáforos possam conversar e permitir um transito mais “inteligente”. Motoristas poderão fazer ultrapassagens mais seguras e, quando quiserem estacionar nas ruas, poderão ter a comodidade de receber o trajeto até a vaga mais próxima. Os serviços de emergência também serão avisados de acidentes no mesmo instante em que ocorrerem. As placas de trânsito serão virtuais e, além de regular o tráfego, irão conter informações importantes para os motoristas.
Sistema Automatizado Aplicado ao Sistema de SaúdeInatel
Alunos: Bruno Silva Monti Souza, Caroline Gabriele da Fonseca Macedo, Thiago Bueno da Silva            
Orientador: Alexandre Baratella Lugli
A solução Sistema Automatizado Aplicado ao Sistema de Saúde possibilita a integração entre estabelecimento de saúde, central e farmácia, automatizando o controle e autenticação de receitas médicas. Assim, o processo se torna mais seguro, rápido e eficaz.
Com o Sistema Automatizado Aplicado ao Sistema de Saúde, um estabelecimento de saúde gera receita e validação pelo médico através de biometria (reconhecimento de impressão digital), e uma central interconecta o estabelecimento de saúde à farmácia de maneira rápida e eficiente.
A finalidade da proposta do Sistema Automatizado Aplicado ao Sistema de Saúde é desenvolver um sistema que interligue farmácias e os médicos. Por intermédio de um aplicativo computacional e um circuito eletrônico, o médico gera uma receita eletrônica que autoriza o seu paciente a adquirir um remédio.
TCB –Transporte Coletivo BiométricoSenai
Alunos: Gabriele Mendél Vargas Santos, Rafael Santos de Oliveira e Marcella Mekacheski Nardes      
Orientador: Carlos Paulo de Oliveira Fontes
A solução TCB (Transporte Coletivo Biométrico) através da biometria, usufruir do transporte sem a necessidade de portar dinheiro e/ou cartão-transporte. A viagem do passageiro será garantida pela informação obtida através do prévio cadastramento do passageiro em órgãos públicos e parceria com empresas privadas. A permissão da viagem do passageiro ocorrerá de forma automática e o procedimento será autenticado através da rede de comunicação de forma segura, confiável e confortável para seus usuários e prestadores de serviço.
Este processo permitirá futuramente abolir a catraca, pois com a eficiência alcançada, teremos um limite de pessoas ocupando o veículo e com um tempo de espera reduzido. Esta redução de tempo será obtida através da utilização do transporte com idoneidade e sobre estatísticas de tempo e uso populacional.
SPIn – Sistema de Plantações InteligentesInatel
Alunos: Wellington Cássio Faria, Luiz Cláudio de Andrade Junior
Orientador: Ana Letícia Gomes Gonçalves
O Sistema de Plantações Inteligentes (SPIn) é um de sistema de monitoramento climático que pode ser implementado em uma grande área, cobrindo mais pontos do que as estações meteorológicas convencionais, com uma melhor relação custo/beneficio, visando a detecção e o combate ao surgimento de pragas e doenças que se proliferam devido a condições favoráveis do clima e do solo.  O controle por meio de sensores auxilia na detecção correta do ponto de infestação e assim potencializa o uso de defensivos agrícolas ou praguicidas, além de preservar o meio ambiente, devido a aplicação em quantidade adequada e variada de acordo com as áreas com maiores ricos de infestação. Ademais, o monitoramento constante das conduções do ambiente faz com que a irrigação se torne mais eficiente, auxiliando uso adequado da água, economizando-a e reduzindo perdas de produtividade devido as infestações de pragas e doenças que se beneficiam com alto nível de umidade do solo.
Smart Eyes - Solução assistiva de rastreamento e solicitação de veículos
FIAP
Alunos: Rodrigo Henrique da Silva Rocha, Victor Siqueira Justino e Bruna Mendonça Leite
Orientador: Humberto Delgado de Sousa
Essa solução tem a finalidade de auxiliar deficientes visuais a utilizar, inicialmente, o transporte público, e posteriormente outros veículos, como carros particulares, táxis, metrôs e trens.
A solução integra as linhas de ônibus que atendem ao transporte coletivo urbano aos usuários com deficiência visual, que serão informados por áudio através de um aparelho smartphone a chegada ou a proximidade de veículo que deseja embarcar.
ACE - Automatizador de Cobranças de Estacionamentos: para Valets e Rotativos Públicos.IBTA
Alunos: João Otavio Ribeiro Costa           Daniel Santana Sunami                               
Orientador: Lucy Mari Tabuti    
O ACE - Automatizador de Cobranças de Estacionamento - tem como objetivo principal facilitar e melhorar os sistemas de arrecadação dos estacionamentos de veículos que se utilizam do formato Valet. Com o Automatizador de Cobranças de Estacionamento não será preciso se preocupar com o horário que encerra ou inicia a nova taxa de cobrança no local estacionado, pois o sistema calculará os valores e efetuará o recolhimento automaticamente. Além disso, visa auxiliar a cobrança de estacionamentos em áreas públicas, onde são utilizados modelos de estacionamentos rotativos. Em São Paulo, por exemplo, o sistema rotativo público é chamado de “Zona Azul
SAUPA (Sistema Automático de Umidificação de Parques) 
USP São Carlos
Alunos: Renata de Camillo, Renato Nunes Moraes
Orientador: Edson Gesualdo
O SAUPA (Sistema Automático de Umidificação de Parques)  projeto proposto consiste de um sistema de umidificação que busca estabelecer - de maneira inteligente - um nível de umidade relativa do ar confortável no ambiente em que estiver instalado. Através de interfaces de monitoramento e processamento de dados, é capaz de verificar e interpretar o ambiente e, a partir disso, tomar uma decisão. A proposta do projeto é a de controlar a umidade relativa do ar em parques tendo como objetivo final a revitalização destes espaços.
A população tem acesso a esses dados através de painéis localizados no parque, indicando também caso algum deles for nocivo à saúde; do site e do aplicativo do produto, que indicam as condições em tempo real do local que possui o sistema.
O projeto cria a possibilidade de revitalização e recuperação de espaços urbanos antes pouco frequentados, criando um ambiente mais favorável para a prática de esportes e recreação, estimulando interação social, além de proporcionar, à longo prazo, o aumento da longevidade da população frequentadora dos locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário