Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de julho de 2015

GAMIFICAÇÃO PARA INCENTIVAR JOVEM
NA PREPARAÇÃO PARA O ENEM
Com recursos gratuitos, ferramenta incentiva internautas a terem maior assiduidade nos estudos e a evitarem a dispersão durante o período de aprendizado
 
A motivação para os estudos, nestes tempos em que jogos casuais e redes sociais são tentações permanentes, é um dos desafios-chave para os jovens que pretendem ingressar em uma faculdade. Neste cenário, o Missão Universitário (MISSU - (www.missaouniversitario.com.br), desenvolvido pela Mind Lab, é a nova plataforma online aliada de todas as horas do vestibulando. Com design elaborado por uma equipe de especialistas e com recompensas exclusivas, o MISSU usa a gamificação a favor do bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entre os benefícios citados pela literatura científica como associados à gamificação estão o desenvolvimento cognitivo de adolescentes e jovens e melhorias nas estratégias de aprendizado em sala de aula. No entanto, uma terceira vantagem é que recursos de games não necessariamente precisam ser utilizados dentro da escola. E é exatamente desse fato que o MISSU nasceu.

“Manter o jovem engajado por muito tempo é uma tarefa que exige empenho. E, após pesquisas aprofundadas sobre o comportamento da nova geração de estudantes, criamos alguns dos ingredientes para mantê-los mais motivados, como o programa de recompensas”, explica o Diretor de Inovação da Mind Lab e idealizador do MISSU, Claudio Franco. Com seu espírito motivador, o MISSU pode ajudar o jovem a ter notas boas no Enem e a conseguir sua vaga em faculdades de ponta.

Entre os incentivos para os estudantes que se dedicam aos simulados com afinco estão prêmios educativos e tecnológicos, entre eles, vale-compras em sites de educação, tablets, smartphones e até mesmo viagens de estudos. “Temos uma rede de parceiros para complementar o desenvolvimento do aluno e ajudar na trajetória pré-vestibular”, diz Franco.
Para ser premiado, explica o Diretor Geral, não basta ser do tipo “nerd”. É preciso mostrar engajamento, com dedicação às questões diárias e aos conteúdos de orientação profissional. “Os estudantes mais esforçados é que vão receber os pontos”, diz. 

O Missão Universitário é uma parceria exclusiva da Mind Lab com a Primeira Escolha, empresa com renomado histórico em avaliação para escolas e organizações. Com auxílio das bases de dados do Enem, resultados de avaliações da Primeira Escolha e informações do SISU (Sistema de Seleção Unificada) e do MEC (Ministério da Educação), o candidato poderá conhecer suas chances reais de ingressar na faculdade, mesmo antes de prestar o Enem, o que facilita seu planejamento. 

Além disso, após cada simulado realizado o candidato recebe instantaneamente um relatório para verificar suas habilidades e competências, em tempo real, com a comparação de desempenho dos demais candidatos na nota geral do Enem e nas médias por áreas de conhecimento. Franco ressalta que o trabalho com as bases de dados, embora não possa determinar a nota exata no Enem, tem margem de erro muito pequena e é um excelente termômetro para os vestibulandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário