Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Game  “primeiro herói” incentiva participação dos pais na 
educação dos filhos

Aplicativo criado pela startup Cross Reality, oferece jogos educativos que envolvem pais e filhos. Seu uso é gratuito e está disponível para tablets e smartphones


Pais ou responsáveis são importantes referências para a formação sócio afetiva do ser humano. Buscando uma integração entre as novas tecnologias e a afetividade familiar, a empresa Cross Reality elaborou jogos a partir dos princípios de Game-based Learning[1]e Cross Education[2], unindo o virtual e o real. O nome do aplicativo é Primeiro Herói, referência a importante etapa do imaginário infantil que vê no seu cuidador um Herói. “Quando a criança percebe a sua individualidade e dependência do adulto, tende a projetá-lo como alguém poderoso no sentido de protegê-la das ameaças reais e imaginárias.”Comenta Érica Stamato, Psicopedagoga e co-fundadora da Empresa.
Pais ou responsáveis são referências fundamentais e exercem importantes funções no processo educacional, estimulando e valorizando as conquistas da criança. Acreditando que esses adultos devam ser os primeirosheróis da vida infantil,a startup Cross Reality buscou na tecnologia uma nova abordagem para estimular a interação familiar e o desenvolvimento cognitivo infantil.Assim nasceu o aplicativo Primeiro Herói.

“Trata-se de um game e de uma plataforma para acompanhamento. O gamepossui avatares para os adultos e as crianças, seis fases com 48 desafios de lógica matemática para jogadores entre 5 e 10 anos.O aplicativo oferece acompanhamento virtual por meio de relatórios de desempenho e sugestõesde atividades no mundo real.O aplicativo é totalmente gratuito e estará disponível para download em Android a partir de 1 de abril de 2015 e em IOS no segundo semestre de 2015.” conta Paulo César, Gestor de Negócios da Cross Reality.

Com a falta de tempo dos pais ea progressiva imersão dos jovens no mundo virtual,preocupa-noso crescente afastamento nas relações familiares. Nossa proposta é unir a tecnologia, que já ocupa os espaços contemporâneos, com pequenas ações cotidianas que ajudam a fortalecer os laços familiares, comenta Érica Stamato.

A participação de pais e filhos nas etapas do gameacontece de forma lúdica e simples. A cada etapa vencida a criança ganha um novo acessório para a sua personificação de herói. Esse acessório será disponibilizado pelo responsável (pai, mãe, tios, avós) que receberá um e-mail com relato do desempenho da criança, das atividades desenvolvidas naquela etapa, e sugestões de atividades simples, porém significativas para serem vivenciadas entre eles.

Para a criança, a interação se dá através dos diversos desafios de lógica matemática e da gamificação com a construção do personagem, Mini-Herói, que vai acontecendo gradativamente, a cada etapa vencida.

Já para o responsável,a interação acontece através de notificaçõesa cada etapa concluída,que indicam as conquistas da criança enão leva mais que dois minutos para a leitura.As habilidades exercitadas, o desempenho alcançado eas sugestões de interação no mundo real são apresentadas de forma concisa e pratica.

As atividades propostas entre pais e filhos no mundo real tem duração média de 10 minutos, como, por exemplo:

Combine com seu mini herói um sinal, ou um cumprimento só de vocês.
Vamos contar história? Relate ao seu mini herói como foi o dia do nascimento dele.
“Essa interação é feita por um sistema de recomendação de atividades especialmente desenvolvido para o game. Nenhum outro jogo digital explora as relações humanas dessa maneira e essa é nossa maior proposta”, explica o idealizador do projeto, Reginaldo Gotardo, Doutor em Inteligência Artificial que atua há 8 anos na área de sistemas de recomendação.

O jogo Primeiro Herói propicia ações próprias de games, unindo a colaboração e as trocas afetivas. Como o nome da empresa já diz, Cross Reality, a Realidade Cruzada antecipa uma nova tendência que é a integração entre real e virtual, o lúdico e significativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário