Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Cientistas criam plataforma digital de ensino que revoluciona a relação entre alunos e professores
Plataforma Educacross acompanha o desenvolvimento dos estudantes por meio de mapeamento pedagógico enquanto eles interagem em ambiente lúdico
 
Projetado pela Cross Reality,uma startup que une cientistas das áreas de tecnologia e educação, o produto Educacross passou 2014 em testes em diversas escolas e inicia sua disponibilização no mercado para o início do ano letivo de 2015. Trata-se de uma plataforma de LetramentoMatemático e Linguísticopara alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da gamificação. Os estudantes interagem com jogos num ambiente digital totalmente lúdico, enquanto uma das ferramentas da plataforma recolhe e trata dados sobre o desempenho da criança, oferecendo aos professores e gestores a avaliação contínua da evolução das competências cognitivas.

“A proposta é transformar o mapeamento de desempenho num processo de acompanhamento contínuoe integrado”, explica Reginaldo Gotardo, Gestor de Negócios da Cross Reality e um dos idealizadores da Educacross. “Nosso principal objetivo ao desenvolvermos a plataforma foi oferecer ao professor um ambiente que possibilite, efetivamente, uma avaliação formativa”, completa o executivo.

Um projeto pedagógico e tecnológico

No modelo antigo, um professor trazia o conhecimento para a sala de aula. Hoje, o conhecimento já é amplamente disponibilizado graças às novas tecnologias. Isso não diminui o papel do professor, muito pelo contrário, o transforma em um profissional ainda mais importante e atuante na vida dos alunos. Ele passa a ser um gestor desse processo, ganhando uma nova responsabilidade que deve ser compartilhada com os pais e os dirigentes das escolas.

O mercado já oferece uma variedade de jogos considerados pedagógicos, contudo, observamos que, mesmo estes produtos, não oferecem o que chamamos de “mapeamento pedagógico”. Para isso, a equipe multidisciplinar envolvida no projeto Educacross desenvolveu do zero todos os jogos que compõem a plataforma por meio do processo de “design pedagógico”. Isso significa que todo o desenvolvimento parte primeiro de uma necessidade pedagógica e, somente após alcançar esse objetivo, segue em busca da abordagem lúdica dentro de um conceito de gamificação.

A plataforma oferece sequencias didáticas com possibilidade de filtros por áreas do conhecimento, eixos, ciclo, ano e idade, com jogos e orientações desenvolvidos segundo os Parâmetros Curriculares Nacional,descritores, habilidades e competências das avaliações mais importantes do país.

O professor tem ainda a possibilidade de criar roteiros de atividades utilizando os jogos que apresentam num mesmo tema vários níveis de desafios. Auxiliando-o nas atividades diárias, no tratamento da heterogeneidade das turmas, com a possibilidade de construir roteiros para a sala, grupos e para os alunos de forma personalizada, atendendo a todos, como os alunos de Inclusão.
A plataforma foi construída após uma série de pesquisas, por isso seu acesso e utilização são fáceis e rápidos. Para os alunos há cartões com QR-code personalizado para login e para acesso de seus roteiros rapidamente.
Para o professor há a possibilidade de seguir a sequência organizada pela plataforma, ou em poucos minutos ter seu próprio roteiro. Cada jogo vem acompanhado de orientações, objetivos e redirecionamentos. Com sistema totalmente adaptativo às competências esperadas de cada idade, a plataforma recomenda ao docente intervenções didático-pedagógicas. E, por meio de relatórios contínuos de avaliação,é possível acompanhar o desempenho dos alunos a qualquer momento, auxiliando na construção do currículo.

Alunos aprendem se divertindo

A plataforma oferece centenas de jogos e atividades matemáticas desafiadoras e que englobam todo o conteúdo do currículo escolar para alunos do 1º ao 5º ano. Os alunos aprendem brincando em ambientes que podem ser competitivos ou colaborativos em jogos baseados em situações-problema.

O sistema dá total autonomia para o aluno navegar livremente pela plataforma. Contudo, toda a interação dos alunos é acompanhada, cabendo ao professor o papel de guiar essa autonomia.

A Educacross auxilia as atividades administrativas e pedagógicas dos gestores escolares. Por exemplo, por meio da análise de desempenho dos alunos e turmas, a qualquer momento é possível articular com a equipe escolar novas abordagens e ações educativas.

Pais também podem acompanhar o desempenho dos filhos

O acompanhamento dos pais no desenvolvimento de seus filhos é fundamental para o sucesso da aprendizagem e, por isso, a plataforma Educacross também prevê esse acesso, facilitando e estimulando a participação.

Os pais podem verificar quais foram as tarefas designadas para seus filhos pelos professores e como anda a sua evolução na resolução dos problemas matemáticos.
Pensando nas limitações das escolas e regiões do país em conectividade à internet ou mesmo dos hardwares e softwares utilizados, a compatibilidade se mostrou uma necessidade de um sistema totalmente multiplataforma. A Educacross é acessível online, via browser, ou offline, em Linux, Windows e Android.

Nenhum comentário:

Postar um comentário