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quinta-feira, 11 de dezembro de 2014


Terceirize a TI e seja mais competitivo

Estratégia é manter equipe própria e contratar prestadores de serviços altamente capacitados para atender demandas específicas rapidamente

* Leonel G. Nogueira Jr, CEO da Global TI
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A falta de profissionais de Tecnologia da Informação capacitados adequadamente tem sido o calcanhar de Aquiles nas empresas.
O mercado tem exigido cada vez mais rapidez e precisão na hora de contratar e a enorme demanda por projetos dificulta essa constante busca pelo profissional certo.
Além disso, a carência de profissionais qualificados nessa área chegou a um nível preocupante. Os estudos apontam que o Brasil começa a entrar em uma década revolucionária, tanto em relação às tecnologias para identificação de profissionais capacitados quanto no desenvolvimento de mão de obra. 
Mas, na real, as escolas que formam profissionais de TI não entendem as necessidades do mercado e formam pessoas com conhecimentos limitados de tecnologia e relacionamento profissional.
Para piorar, as empresas lutam com as elevadas taxas de turnover e precisam recrutar cada vez mais pessoas para manter suas equipes de TI. Essa situação desgastante não é sustentável a médio ou longo prazo. As dificuldades para atração e retenção de profissionais de TI serão crescentes e, cada vez mais, exigem uma nova abordagem para serem solucionadas.
Para o Gartner, o CIO brasileiro vive uma crise de identidade e precisa deixar as operações para os prestadores de serviços. Só assim conseguirá enxergar adiante.
Uma saída viável e rápida é a terceirização por meio de prestadores de serviços altamente qualificados e com bagagem superior a uma década no quesito experiência.
Dessa forma a empresa deixa de se preocupar com a necessidade de atrair e selecionar profissionais de TI, uma vez que esse pessoal é garantido pela empresa terceirizada. E pode se dedicar a atender as demandas internas, servindo de elo estratégico entre as áreas de negócios e a TI.
Isso significa estar um passo a frente da concorrência, vislumbrando novas oportunidades de negócios e tendo como ‘braço’ de TI parceiros estratégicos terceirizados que executarão os projetos.
Esse conhecimento ampliado pode ser vital em demandas como a troca de sistemas ou implementações de softwares complexos como ERP e gestão fiscal, por exemplo.
Além disso, contratos de prestação de serviços têm SLA, que garantem a qualidade do atendimento, cumprimento dos prazos e das metas pré-estabelecidas.
Os gestores arrojados e inovadores têm sua atenção voltada para aplicações, dados e conteúdo e não mais para as questões operacionais.

Pense nisso!

* Leonel G. Nogueira Jr é CEO da Global TI

 

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