Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Inscrições abertas: CISB anuncia a 4ª chamada de projetos em parceria com CNPq e Saab
Serão oferecidas 15 bolsas de estudo, sendo 10 para pós-doutorado e cinco para doutorado sanduíche
 
A 4ª chamada de projetos para concessão de bolsas de estudo na Suécia, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), dentro do âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, está com as inscrições abertas. As áreas de interesse são Materiais e Manufatura, Eletrônica, Tecnologia da Informação e Comunicação e Sistemas de Engenharia Mecânica, todas voltadas à Aeronáutica.
 
As bolsas são provenientes de um acordo firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o CISB e a Saab AB, empresa de tecnologia para os segmentos de defesa e segurança, focada em Inovação, com sede na Suécia.  Para esta chamada serão oferecidas 15 bolsas de estudo, sendo 10 para pós-doutorado e cinco para doutorado sanduíche.
 
O objetivo é atrair pesquisadores brasileiros para desenvolver seus projetos de pesquisa nas universidades suecas renomadas e nos centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Saab e assim aumentar a rede colaborativa de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de aeronáutica entre os dois países. "Na última chamada de projetos tivemos um número recorde de inscritos, 250% maior que a anterior. Isso nos mostra que o interesse para desenvolver pesquisas na Suécia está aumentando muito. Nossa meta é dar continuidade ao programa e focar os recursos em áreas de maior interesse para o CISB, a Saab e nossos parceiros no Brasil e na Suécia".", afirma Alessandra Holmo, Managing Director do CISB.
 
Além da oportunidade de desenvolver suas pesquisas em universidade renomadas na Suécia, em intercâmbio com duração média de 6 a 12 meses, os bolsistas poderão ainda realizar estágios ou participar de projetos de pesquisa na Saab, de acordo com o interesse de ambas as partes. 
 
Nas três chamadas anteriores, cerca de 30 pesquisadores de instituições públicas e privadas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil puderam desenvolver seus projetos em universidades de excelência, como Chalmers University of Technology, University College of Skövde, Royal Institute of Techonology (KTH), Swedish Institute of Computer Science (SICS) e Linköping University.
 
Os interessados em participar da chamada poderão se inscrever na plataforma colaborativa do CISB (https://swbcisb.induct.no) até o dia 8 de maio de 2015 ou na plataforma Carlos Chagas até dia 15 de maio. Desde o primeiro momento será possível interagir com os grupos de pesquisas acadêmicas na Suécia e com os pesquisadores da Saab para construir a proposta de projeto.
 
Requisitos:
Os candidatos devem atender aos requisitos previstos na norma de bolsas individuais no exterior nas modalidades Pós-doutorado no Exterior (PDE) e Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE), como, por exemplo, estar matriculado formalmente no Brasil em cursos reconhecidos pela CAPES, não ser aposentado, ter conhecimento do idioma utilizado na instituição de destino (no caso, o inglês), ter anuência do coordenador do curso de pós-graduação e dos orientadores no País e no exterior, entre outros.
 
Todas as normas e requisitos estão disponíveis no site do CNPq: www.cnpq.br/web/guest/apresentacao13.
 
Outras informações sobre o CISB e sobre a chamada podem ser obtidas em www.cisb.org.br.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário