Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Investimento em novas tecnologias garante o salto evolutivo da indústria da madeira no Brasil
Sayerlack realiza testes em condições extremas em várias partes do mundo para garantir durabilidade e beleza aos móveis e revestimentos
 
Novas tecnologias como o UV, UV base água, a cura UV e LED tiveram um grande impacto sobre a linha de pintura dos móveis e madeiras para áreas externas e, consequentemente, para o processo produtivo. Em comum, o que as une é o investimento constante em pesquisa e desenvolvimento pela Renner Sayerlack, com unidades de teste no Brasil e na Itália, e frequentemente contam com a participação de clientes e parceiros que avaliam em conjunto os novos produtos.
Segundo o diretor geral da Renner Sayerlack do Brasil, Marcelo Cenacchi, o investimento em pesquisa e desenvolvimento varia pouco de ano para ano, mas se forem considerados além dos custos com equipe, os equipamentos, testes em laboratório credenciados e certificados, viagens a congressos e testes ao redor do mundo a quantia pode chegar a milhões de euros anualmente. "Uma boa parte disto é utilizada no Brasil, já que a maior planta industrial do Grupo está localizada em Cajamar (São Paulo)", afirma. Somente nesta unidade trabalha uma equipe de mais de 60 pesquisadores entre os quais químicos, engenheiros químicos e técnicos especializados.
O resultado é a criação contínua de soluções inovadoras e eficientes, que proporcionam melhores resultados e que têm menor impacto no meio ambiente. "Todo trabalho de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias agrega novos conhecimentos e experiências, que são revertidos na criação de novos produtos e processos de aplicação. É comum encontrar novas soluções para uma determinada aplicação em testes que tinham inicialmente outra finalidade específica", explica Marcelo Cenacchi.
São tintas e vernizes e produtos para o tratamento da madeira com durabilidade de até 15 anos. Uma garantia que se tornou possível graças a realização de testes da madeira em condições extremas.
Em 2006, a Renner Sayerlack realizou na Itália, o programa "EverSummer" que, durante o período de um ano, expôs janelas e venezianas com o sistema de pintura base água Top Quality aos verões de Townswille, Austrália e em Miami na Flórida para testar e aprovar a resistência do seu processo às condições ambientais naturais. Este teste de desempenho garantiu 10 anos de durabilidade aos produtos e deu início ao Programa  WORLD WIDE, que tem o objetivo de comprovar a durabilidade e qualidade dos produtos da marca.
Desenvolvido entre 2009 e 2012, o Programa WORLD WIDE contemplou testes aplicados por uma empresa independente em cinco locais do mundo para verificar a resistência da madeira com o então recém-lançado acabamento Top Quality2: no coração do deserto do Arizona (Phoenix), na chuvosa Singapura, no clima úmido de Miami (Flórida) em Townswille (Austrália) e na gélida Sibéria (Rússia), além da planta da Renner Itália, durante três anos. O teste visava fornecer provas irrefutáveis sobre a garantia de 15 anos do Top Quality2, o que de fato ocorreu.
 O Desafio Odyssey é o mais recente e ousado projeto da nossa Unidade Italiana a Renner Itália. Seu objetivo é verificar o quanto os revestimentos base água oferecidos pela empresa podem resistir aos ataques do mar, o ambiente mais adverso de todos. Iniciado em junho de 2013, o teste compreende uma experiência de dois anos com 27 amostras distribuídas em dois locais escolhidos a dedo: a costa de Veneza e o porto de Gênova, ambos na Itália. As amostras, instaladas em plataformas marítimas, são de madeiras diversas, protegidas tanto por soluções de revestimento natural quanto pigmentado, que estarão expostas a uma ação degradante tripla - água salgada, umidade e radiação UV.
O teste Odyssey conta com a cooperação do CNR (Conselho Nacional de Pesquisas) da Itália, que acompanhará o experimento e ajudará os pesquisadores da Renner Itália a medir a poluição atmosférica, a umidade, a chuva e a radiação a que as amostras serão submetidas. A cada seis meses, os especialistas da Renner Itália registram as mudanças relacionadas a cor, nível de brilho, perda de aderência, craquelamento e formação de bolhas no acabamento.
Mas estes testes também têm aplicação prática que influenciam no dia a dia das empresas brasileiras, que são convidadas a testar os novos produtos da Renner Sayerlack. A participação de clientes, fornecedores e até mesmo empresas terceirizadas de testes e entidades de pesquisa no processo de desenvolvimento de novos produtos é fundamental para que a empresa possa avaliar as tecnologias que cria sob os mais diversos aspectos. O objetivo é auxiliar seus clientes a aprimorar os processos de pintura e acabamento. Por isso, a empresa pesquisa novas formas de pintar, avalia as quantidades de produto usadas em cada situação e procura ideias que possam gerar maior produtividade, tanto em grandes indústrias quanto em marcenarias artesanais.
A perspectiva da Renner Sayerlack para 2015 é muito positiva na área de pesquisa e desenvolvimento. "O investimento nesta área será bastante consistente, mesmo porque faz parte da nossa estratégia mantermos a vanguarda no setor e para isto estamos certos que a diferenciação tecnológica é fundamental", finaliza Marcelo Cenacchi.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário