Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

 
 
A hora e a vez do voluntariado digital
UHelp conquista mil votos online, atinge mais de 8 mil fãs nas redes sociais e segue apostando no voluntariado digital    
                    
Já são mais de mil voluntários que doaram ou votaram para distribuir valores entre as 5 histórias do primeiro ciclo da Uhelp e posts que ultrapassam 2 mil compartilhamentos. Para Vanessa Dias, Diretora da UHelp, primeira organização sem fins lucrativos que capta recursos online e traz um processo inédito pelo qual as pessoas podem doar valores ou votar para direcionar recursos já captados, enfatiza a participação das pessoas: “nós construímos uma plataforma, pesquisamos as histórias, montamos os planos de atendimento multiprofissional, mas quem faz a história acontecer é o internauta. Apostamos totalmente no voluntariado digital e na disponibilidade das pessoas de se emocionarem com histórias reais e doarem seu tempo para votar e ajudar”.
A UHelp é a primeira entidade que permite ao internauta escolher o direcionamento dos recursos já captados. Vanessa explica: “nós disponibilizamos 20% da meta de atendimento de todos os casos e quem entra no site vota, de forma simples, em apenas quatro passos para dizer a quem esse recurso deve ser destinado. Esse valor vai completar as doações, fazendo as histórias acontecerem mais rapidamente”, enfatiza. O site da UHelp traz cinco histórias em cada ciclo de votação. O primeiro vai até o final de janeiro e duas histórias já estão em andamento. Com o trabalho de redes sociais e modificações no sistema de votação no site, a UHelp conquistou sua primeira meta para fechar o primeiro ciclo: “estamos no ar desde abril de 2014, mas realizamos as mudanças a partir de julho e aumentamos o engajamento”, explica Vanessa.
Segundo pesquisa do Sistema das Nações Unidas e da Rede Brasil Voluntário, em 2011 havia mais de 1 bilhão de voluntários no Brasil, 53% utilizando redes sociais. “Se mais da metade das pessoas dispostas a ajudar estão na internet, estamos no caminho certo”, enfatiza Vanessa, “e só temos que falar diretamente com essas pessoas, oferecendo histórias que valham a pena e mostrando, através do acompanhamento e da prestação de contas, que o trabalho [é válido e muda para melhor a vida dos atendidos”.
O site é acessível para quem tem deficiência visual e auditiva. Além disso, toda votação e doação por meio do site, sem que haja vínculo do internauta com a UHELP. “Nós queremos que a pessoa continue entrando no site depois de votar ou doar para acompanhar o desenvolvimento dos atendimentos e a prestação de contas. Por isso geramos também conteúdo de interesse sobre o universo das pessoas com deficiência”, explica Vanessa. Para quem quer doar valores, é possível usar cartão de crédito ou débito e boleto bancário, por meio do sistema PagSeguro. As doações podem ser feitas em cotas de R$20,00 a R$100,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário